O Chile recebe a partir desta quarta-feira (10) a terceira reunião das agências espaciais dos países membros da Organização Internacional Ítalo-Latino Americana (IILA).
O evento, que é organizado em colaboração com a Força Aérea chilena, acontece em Santiago até a próxima sexta-feira (12) e envolverá a Fidae, uma das mais importantes feiras do setor espacial, de defesa e segurança da região.
A abertura da terceira edição do encontro contou com as presenças da secretária-geral e da secretária técnico-científica da IILA, Antonella Cavallari e Tatiana Ribeiro Viana, respectivamente, e da embaixadora da Itália no Chile, Valeria Biagiotti.
“Além de facilitar a troca de conhecimentos mútuos, o evento tem como objetivo promover oportunidades de cooperação bilateral e multilateral e visa fortalecer a amizade e confiança mútua entre a Itália e os países latino-americanos neste setor tão estratégico”, disse Cavallari.
Os delegados de 13 agências espaciais diferentes discutirão sobre os mais diversos temas da área com representantes da Agência Espacial Italiana (ASI), da Agência Espacial Latino-Americana e do Caribe (ALCE) e especialistas do setor.
O programa do seminário focará em nove painéis dedicados aos seguintes temas: inovação e desenvolvimento; estratégias para fortalecer as agências espaciais na região latino-americana e seu papel no desenvolvimento da região; os desafios e oportunidades relacionados com o fortalecimento do sector espacial; impulsionar a ciência e a tecnologia na região; reforçar o papel das agências espaciais através de alianças estratégicas; investimentos no setor e os benefícios decorrentes das tecnologias espaciais.
TODOS OS DIREITOS RESERVADOS © Copyright ANSA