(ANSA) - A Lufthansa formalizou nesta quarta-feira (18) uma nova oferta por uma participação minoritária da ITA Airways, companhia aérea estatal da Itália.
Os valores ainda não foram divulgados, mas a notícia confirma os rumores das últimas semanas de que o grupo alemão havia avançado em suas conversas com o governo italiano.
Em uma nota, a Lufthansa diz ter apresentado uma "carta de intenções ao Ministério da Economia e das Finanças". "Se ambas as partes decidirem assinar o memorando de entendimento, novas negociações e discussões serão conduzidas em base exclusiva", afirma a companhia alemã.
A Itália já é o mercado mais importante para a Lufthansa depois de Alemanha e Estados Unidos, principalmente em função de sua "forte economia orientada à exportação e por ser um dos lugares turisticamente mais atrativos da Europa".
A ITA foi fundada em 2021 para substituir a extinta Alitalia, e o governo italiano chegou a negociar com a empresa americana de private equity Certares, que superara a concorrência da própria Lufthansa, mas as conversas não avançaram.
A companhia alemã cultivava um interesse de longa data pela Alitalia, mas sempre impôs como condição uma profunda reestruturação da empresa, o que só aconteceu com o surgimento da ITA. (ANSA)
TODOS OS DIREITOS RESERVADOS © Copyright ANSA