(ANSA) - A petrolífera Eni e a Snam, principal distribuidora de gás da Itália, aperfeiçoaram a parceria sobre o Sea Corridor, gasodutos que ligam a Argélia ao país europeu, informam em nota nesta terça-feira (10).
O Sea Corridor foi anunciado em novembro do ano passado e, conforme o anúncio de hoje, a Snam adquiriu 49,9% das participações diretas e indiretas da Eni nas empresas que gerem os dois grupos de gasodutos internacionais "TTPC" e "TMPC" POR 405 milhões de euros.
Assim, as duas exercitarão o controle conjunto sobre o Sea Corridor, que terá 51,1% das ações sob comando da Eni, com base em princípios de governança igualitária.
A parceria permite, segundo os dois grupos, "valorizar de maneira sinérgica as respectivas competências sobre uma rota estratégica para a segurança dos fornecimentos de gás natural na Itália, favorecendo potenciais iniciativas de desenvolvimento na cadeia de valor do hidrogênio também graças aos recursos naturais do norte da África".
Eni e Snam ressaltam ainda que a conexão entre o norte africano e a Europa representa "um ativo fundamental em uma ótica progressiva de descarbonização em nível internacional e apoio à transição energética".
TODOS OS DIREITOS RESERVADOS © Copyright ANSA