Em uma nova mensagem divulgada nesta sexta-feira (26) por ocasião dos Jogos Olímpicos de Paris, o papa Francisco voltou a defender a "trégua olímpica" em mais um apelo pela paz.
Na publicação nas redes sociais, o Pontífice afirma que "o autêntico espírito olímpico e paraolímpico é um antídoto para não cair na tragédia da guerra e acabar com as violências".
"Possa o esporte construir pontes, abater barreiras e favorecer relações de paz", acrescentou ele, apelando por uma "trégua olímpica".
Ontem (25), o argentino já havia feito um apelo contundente pela paz e pelo respeito à trégua olímpica, pedindo para os líderes mundiais a "calar as armas na esperança de resolver os conflitos".
"Enquanto a paz no mundo está seriamente ameaçada, auspicio calorosamente que todos respeitem a trégua olímpica, na esperança de resolver os conflitos e restabelecer a concórdia", enfatizou.
Por fim, Francisco pediu para Deus iluminar "as consciências de quem está no poder".
A mensagem do Pontífice foi reforçada por uma carta da Athletica Vaticana, a associação poliesportiva oficial da Santa Sé, enviada aos atletas que participarão das competições na capital da França.
"Os Jogos Olímpicos são, antes de tudo, histórias de mulheres e homens que, apesar das dificuldades, sugerem a possibilidade de uma humanidade mais fraterna por meio do diálogo esportivo", diz o texto.
TODOS OS DIREITOS RESERVADOS © Copyright ANSA