(ANSA) - O papa Francisco confirmou que pediu ajuda do presidente Luiz Inácio Lula da Silva para libertar o bispo católico Rolando Álvarez, preso na Nicarágua por se opor ao regime de Daniel Ortega.
"Sim, pedi", disse o pontífice ao ser questionado sobre o assunto em entrevista à revista espanhola Vida Nueva, divulgada nesta sexta-feira (4). O pedido ocorreu em junho passado, durante uma reunião com Lula no Vaticano.
Bispo de Matagalpa, dom Rolando Álvarez foi condenado a 26 anos de prisão por supostas tentativas de "minar a integridade nacional". Ele chegou a ser libertado no início de julho, mas voltou a ser preso por se negar a deixar o país.
Nicarágua e Vaticano romperam relações formais após o Papa ter classificado o regime Ortega, líder sandinista no poder desde 2007, como uma "ditadura". Na entrevista à Vida Nueva, Francisco disse que ainda está "tratando de negociar" a libertação de dom Rolando.
Imperialismo
O pontífice também aproveitou para criticar o imperialismo na América Latina e afirmou que a região precisa apostar em uma "linha popular, não populista, em que o povo seja o verdadeiro protagonista".
"A América Latina é vítima dos impérios. Eu falo mal de qualquer império, não importa a tendência. Por isso, sei que sou uma pedra no sapato para mais de um quando denuncio essas situações", acrescentou. (ANSA)
TODOS OS DIREITOS RESERVADOS © Copyright ANSA