(ANSA) - O padre argentino da Arquidiocese de Buenos Aires, Daniel Pellizzon, de 40 anos, foi anunciado nesta segunda-feira (17) como o novo secretário pessoal do papa Francisco.
Segundo o perfil oficial da arquidiocese argentina no Twitter, Pellizzon foi convocado "esta manhã" para ser secretário pessoal do Pontífice em substituição ao padre Gonzalo Aemilius, e no início de agosto viajará a Roma para começar a tarefa que lhe foi confiada.
O anúncio foi divulgado pelo novo arcebispo de Buenos Aires, Jorge García Cueva, que iniciou sua missão pastoral no último sábado (15) ao substituir o cardeal Mario Poli.
Esta mañana, Mons. Jorge García Cuerva, nuevo arzobipo de Buenos Aires, informó que el el Pbro. Daniel Pellizon, sacerdote de la arquidiócesis de Buenos Aires, ha sido convocado por el Papa Francisco para ser su secretario personal.https://t.co/NLhYlWpOhr pic.twitter.com/pG7XUULt0p
— Arzobispado de Buenos Aires (@arzbaires) July 17, 2023
Nascido na capital argentina em 24 de janeiro de 1983, Pellizzon colaborou em 2011 e 2012 com o então arcebispo de Buenos Aires, Jorge Bergoglio, na organização de seu arquivo pessoal. Ele foi ordenado sacerdote em 3 de novembro de 2018.
O novo secretário pessoal de Francisco desenvolveu sua vida ministerial primeiro como diácono e depois como vigário paroquial por cinco anos acompanhando os peregrinos no Santuário San Cayetano de Liniers, em Buenos Aires.
Em março passado, ele chegou a ser designado vigário da paróquia Nuestra Señora de la Misericordia, no bairro de Flores, em Buenos Aires.
TODOS OS DIREITOS RESERVADOS © Copyright ANSA