(ANSA) - Um homem em um carro em alta velocidade forçou a entrada pela Porta Sant'Anna, no Vaticano na noite desta quinta-feira (18). Como não respondeu ao controle da Guarda Suíça, os agentes atiraram contra os pneus do veículo e, após seguir por mais alguns metros, no Cortile di San Damaso, foi preso pelos seguranças.
Segundo as primeiras informações, o motorista tem cerca de 40 anos e estava em "estado de grave alteração psicofísica". Ele foi levado para uma cela da sede da Gendarmaria.
O incidente ocorreu por volta das 20h (hora local). O homem tentou entrar em uma área sem autorização e, após sair temporariamente da Porta Sant'Anna, fez uma manobra e entrou no local em alta velocidade.
Rapidamente, por ordem do inspetor da Gendarmaria, um tiro foi disparado contra o veículo e acertou o pneu esquerdo, mas não parou o carro. Um alerta foi emitido e todos as equipes que atuam nas segurança vaticana entraram a postos. Os agentes da Guarda de Finanças fecharam o Portão della Zecca, que permite o acesso a área que fica atrás da Basílica de São Pedro, aos jardins vaticanos e a Praça Santa Marta.
Na área do Cortile di San Damaso, o condutor saiu do carro de maneira autônoma e foi preso pela Gendarmaria. Dali, ele foi levado para controles médicos na sede da Direção de Saúde e Higiene do Estado da Cidade do Vaticano, que detectaram que o homem estava alterado.
TODOS OS DIREITOS RESERVADOS © Copyright ANSA