(ANSA) - O papa Francisco preside nesta segunda-feira (24), no Vaticano, a primeira reunião do Conselho de Cardeais após a renovação do chamado C9 no último dia 7 de março, informou a Sala de Imprensa da Santa Sé.
Na ocasião, o Conselho ganhou um integrante brasileiro, o cardeal Sérgio da Rocha, pela primeira vez desde que foi criado em 2013.
Os membros da nova estrutura são os cardeais Pietro Parolin, secretário de Estado; Fernando Vérgez Alzaga, presidente do Governatorato do Estado da Cidade do Vaticano; Fridolin Ambongo Besungu, arcebispo de Kinshasa; Oswald Gracias, arcebispo de Bombaim; Seán Patrick O'Malley, arcebispo de Boston; Juan José Omella Omella, arcebispo de Barcelona; Gérald Lacroix, arcebispo de Quebec; Jean-Claude Hollerich, arcebispo de Luxemburgo; Sérgio da Rocha, arcebispo de Salvador, na Bahia. O secretário é dom Marco Mellino, bispo titular de Cresima.
A publicação recorda que o Conselho dos Cardeais foi instituído pelo papa Francisco com o Quirógrafo de 28 de setembro de 2013 com a missão de ajudá-lo no governo da Igreja universal e de estudar um projeto de revisão da Cúria Romana, esta realizada com a nova Constituição Apostólica Praedicate Evangelium publicada em 19 de março de 2022.
A primeira reunião do C9 aconteceu em 1º de outubro de 2013, enquanto a última foi feita em dezembro do ano passado. Esta última foi dedicada em particular à fase continental do Sínodo sobre a Sinodalidade.
TODOS OS DIREITOS RESERVADOS © Copyright ANSA