(ANSA) - Uma cerimônia realizada nesta terça-feira (7) oficializou a restituição pelo Vaticano de três fragmentos de mármore do Partenon para a Grécia.
"Essa doação é um gesto de paz neste momento histórico tão marcado pelas guerras", disse o presidente do governo da cidade-Estado, cardeal Fernando Vérgez Alzaga.
Sob custódia do Vaticano desde o século 19, os artefatos faziam parte da decoração escultural do Partenon, antigo templo grego que coroa a Acrópole de Atenas.
Um deles, proveniente da face oeste do monumento, que retratava a disputa entre Atena e Poseidon pelo domínio de Ática, representa a cabeça de um dos cavalos da quadriga da deusa da sabedoria.
Outro mármore retrata a cabeça em alto relevo de um menino que levava pães durante procissões em homenagem a Atena.
Já o terceiro, que inclui uma cabeça masculina com barba, seria parte de uma Centauromaquia, ou seja, um confronto mítico entre humanos e centauros, criaturas metade homem e metade cavalo.
"Esse gesto busca criar pontes de fraternidade e manifestar ao mundo que sempre existe um caminho para o diálogo e a pacificação. Assim como desejamos para o conflito em curso na Ucrânia", acrescentou Alzaga, ressaltando que os fragmentos do Partenon haviam sido adquiridos legalmente.
Por sua vez, Emmanouil Papamikroulis, representante de Jerônimo II, primaz da Igreja da Grécia, ramo autocéfalo dos ortodoxos no país, disse esperar que "essa iniciativa do Santo Padre encontre imitadores", em referência às intrincadas negociações para Atenas reaver mármores do Partenon em exibição no Museu Britânico, de Londres.
"O Papa de Roma demonstrou que isso é possível e realista", afirmou o religioso. No próximo dia 24 de março, deve ser realizada uma cerimônia em Atenas para reintegrar os fragmentos de mármore cedidos pelos Museus Vaticanos. (ANSA)
TODOS OS DIREITOS RESERVADOS © Copyright ANSA