Criado pela artista ítalo-brasileira Maria Bonomi, o troféu do novo prêmio para descendentes de italianos no mundo foi concebido como uma peça carregada de simbolismo, representando a busca dos imigrantes por vida nova.
O "Prêmio Ciccillo Matarazzo per Italiani nel Mondo" foi criado pelo empresário e ex-embaixador Andrea Matarazzo, com apoio da associação Promo Brasile-Italia, presidida por Giacomo Guarnera.
"A maioria dos imigrantes italianos tem origens rurais.
Vieram de todas as regiões, com uma grande vontade de trabalhar, vencer, 'di fare l'America' [de fazer a América]", explicou Bonomi.
Em bronze e aço, a peça é inspirada na forma de bota do mapa da Itália, marcada por quadrados representando casas e povoados de origem de cada cidadão. Sua forma elevada representa o movimento crescente de descobertas e faz alusão à vela de um navio; enquanto traçados vazados simbolizam a busca por trabalho.
O homenageado em 2024 será o bilionário do agronegócio Rubens Ometto, presidente da gigante do setor de açúcar e álcool Cosan e bisneto de Antonio Ometto, italiano de Pádua que migrou ao Brasil em 1887.
TODOS OS DIREITOS RESERVADOS © Copyright ANSA