(ANSA) - A Itália possui 1.085 cervejarias artesanais, em número que triplicou nos últimos 10 anos, informou um levantamento da Confederação-Geral dos Cultivadores Diretos (Coldiretti), principal associação de agricultores do país, e do Consórcio de Tutela e Promoção da Cerveja Artesanal Italiana.
Nesse período, a plantação de lúpulo saiu de zero para mais de um milhão de metros quadrados de cultivo ao qual se unem os 300 milhões de m² de cevada, usada na preparação do malte, e que hoje correspondem a 40% das necessidades nacionais.
O setor ainda foi beneficiado por decretos do governo que prorrogam benefícios fiscais implementados no período da pandemia. A regra determina que as pequenas cervejarias, que produzem até 10 mil hectolitros, tenham um desconto de 50% nas taxas. Já as que produzem entre 10 mil hl e 30 mil hl terão 20% de abatimento.
Segundo a Coldiretti, essas reduções terão um impacto de 2,97 euros a cada hectolitro e é "fundamental" para o desenvolvimento e consolidação da cerveja "100% Made in Italy".
Em 2022, mostra ainda o levantamento, o consumo per capita bateu o recorde de 35 litros em um total de dois bilhões de litros da bebida. Considerando toda a produção, o setor vale 9,5 bilhões de euros.
TODOS OS DIREITOS RESERVADOS © Copyright ANSA