O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) teve uma reunião bilateral nesta sexta-feira (14) com a chefe do Poder Executivo da União Europeia, Ursula von der Leyen, à margem da cúpula do G7, na Puglia, sul da Itália.
O principal tema da conversa foi o conturbado acordo comercial Mercosul-UE. Os negociadores chegaram a demonstrar otimismo, mas os esforços foram minados após os protestos de agricultores que tomaram a Europa. A França se posicionou veementemente contra o acordo.
"Em relação ao Mercosul, a Comissão Europeia permanece comprometida em alcançar um resultado positivo e mutuamente vantajoso", escreveu von der Leyen A presidente do executivo da UE também destacou a vontade de continuar a cooperação com o Brasil através de "uma parceria sobre matérias-primas críticas".
Erdogan
O presidente da Turquia, Recep Tayyip Erdogan, solicitou apoio a seu homólogo brasileiro, Luiz Inácio Lula da Silva, para a solicitação de adesão de Ancara ao Brics. A informação está em um comunicado do governo brasileiro divulgado após a reunião bilateral entre os dois realizada à margem do G7.
O texto também diz que Lula declarou seu apoio à solicitação turca e que pretende visitar o país. Erdogan, por sua vez, confirmou que estará no Brasil para a cúpula do G20, em 18 e 19 de novembro, no Rio de Janeiro.
Modi
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se reuniu com o recém reeleito premiê indiano, Narendra Modi, à margem do G7 na Itália.
Segundo o governo brasileiro, o líder indiano confirmou sua presença na cúpula do G20, que ocorrerá no Brasil nos dias 18 e 19 de novembro, no Rio de Janeiro.
Por sua vez, o presidente brasileiro Lula se comprometeu a visitar o país asiático, que antecedeu o Brasil na presidência do G20 em 2023.
TODOS OS DIREITOS RESERVADOS © Copyright ANSA