(ANSA) - A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, e o mandatário francês, Emmanuel Macron, iniciaram nesta quarta-feira (5) uma viagem formal à China.
Apesar de estarem ao mesmo tempo em Pequim, parte da agenda será realizada de maneira bilateral.
Falando em um evento com a comunidade francesa em Pequim, Macron disse que os chineses podem desenvolver "um papel importante" na busca pela paz na Ucrânia, mesmo que tenham uma postura mais próxima à Rússia.
Segundo o mandatário francês, Paris "vai lutar para que essa seja uma responsabilidade compartilhada pela paz e estabilidade". "Não devemos nos dissociar e nos separar", disse Macron ainda ressaltando que a Europa não pode se afastar da China também comercialmente.
A maior formalidade da agenda de Macron ocorre nesta quinta-feira (6), quando ele se reúne com seu homólogo, Xi Jinping, e o premiê Li Qiang. O encontro ainda terá o presidente do Congresso Nacional do Povo, o braço legislativo do Parlamento, Zhao Leji.
Parte das reuniões será apenas entre Macron e os líderes e a outra contará também com a presença de Von der Leyen. Ambos ainda participarão de um jantar formal durante a noite.
TODOS OS DIREITOS RESERVADOS © Copyright ANSA