O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, criticou o governo brasileiro, afirmando que o país tem adotado uma posição favorável à Rússia no contexto da guerra iniciada em fevereiro de 2022.
"Infelizmente, eu acredito que eles [governo do Brasil] apoiam a Rússia", declarou o líder ucraniano em entrevista ao portal Metrópoles, direto de Kiev.
Zelensky também mencionou seu encontro com o presidente brasileiro, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), em setembro de 2023, durante a Assembleia Geral da ONU, em Nova York. "Fiquei grato por conhecê-lo e fui absolutamente aberto. Achei que veria em sua experiência uma compreensão do que está acontecendo, e não apenas uma pacificação política", afirmou.
Ao ser questionado sobre a proposta de Lula, em conjunto com a China, para um plano de paz que incluísse uma mesa de diálogo com a Rússia, Zelensky classificou a ideia como "destrutiva".
"Não nos perguntaram nada. E a Rússia aparece e diz que apoia a proposta do Brasil e da China. Nós não somos tolos. Para que serve esse teatro? Ou seja, vocês falaram com a Rússia sobre uma iniciativa, apresentaram esta iniciativa e disseram: 'Essa é a nossa proposta'. Bem, definitivamente não se trata de justiça, não se trata de valores. É uma falta de respeito à Ucrânia", ressaltou.
TODOS OS DIREITOS RESERVADOS © Copyright ANSA