O premiê de Israel, Benjamin Netanyahu, convocará uma reunião de seu gabinete de segurança para discutir uma nova proposta do Hamas para uma trégua na Faixa de Gaza e a libertação dos reféns ainda em poder do grupo islâmico.
Segundo uma fonte do Executivo citada pela imprensa israelense, o primeiro-ministro deve se consultar com sua equipe de negociadores antes da reunião. A expectativa é de que Netanyahu também fale por telefone com o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, que pressiona por um acordo.
Dirigentes do Hamas disseram ter enviado novas "ideias" para uma trégua a mediadores do Catar, porém ainda não há detalhes sobre a proposta. As tentativas de acordo anteriores fracassaram porque o grupo exigia um cessar-fogo definitivo e uma retirada completa das forças de Israel de Gaza, condições rejeitadas pelo país judeu.
Netanyahu alega que a guerra só terminará com a libertação dos reféns ainda em poder do Hamas e com a destruição das capacidades militares e de governo do grupo islâmico.
O conflito se arrasta desde 7 de outubro, quando o Hamas matou 1,2 mil pessoas em atentados sem precedentes em Israel, cuja incursão em Gaza já fez 38 mil vítimas. (ANSA)
TODOS OS DIREITOS RESERVADOS © Copyright ANSA