O primeiro-ministro da Índia, Narendra Modi, reivindicou nesta terça-feira (4) nas redes sociais sua vitória nas eleições para cumprir um terceiro mandato.
O chefe de governo expressou gratidão pelo apoio da população que contribuiu para o triunfo da Aliança Democrática Nacional (NDA).
"As pessoas depositaram a sua fé na NDA pela terceira vez consecutiva. Este é um momento sem precedentes na história da Índia", afirmou Modi.
Apesar do triunfo do premiê, que viu seu partido conquistar a maioria dos 543 assentos do Parlamento, segundo as projeções da imprensa local, os números ficaram aquém dos 272 necessários para obter maioria.
Com isso, o Partido Bharatiya Janata (BJP) necessitará de membros da sua aliança para formar um governo.
A Comissão Eleitoral da Índia revelou que 642 milhões de pessoas votaram em 44 dias e sete fases eleitorais. As eleições no país são consideradas as maiores do mundo.
Itália
A primeira-ministra da Itália, Giorgia Meloni, parabenizou o premiê indiano, Narendra Modi, pela reeleição.
“Meus mais sinceros votos de bom trabalho. Certos de que continuaremos a trabalhar juntos para fortalecer a amizade que une a Itália e a Índia e consolidar a cooperação nas várias questões que nos unem, para o bem-estar de nossas nações e povos”, escreveu, nas redes sociais.
TODOS OS DIREITOS RESERVADOS © Copyright ANSA