(ANSA) - A primeira-ministra da Itália, Giorgia Meloni, e o general Khalifa Haftar, considerado o "homem forte do leste da Líbia", se reuniram nesta quinta-feira (4), em Roma, para discutir o recente aumento sem precedentes nos fluxos de migrantes para o "Belpaese", informaram fontes oficiais.
Meloni e Haftar conversaram por cerca de duas horas no Palazzo Chigi, sede do governo, durante a viagem do marechal para prosseguir o diálogo sobre a estabilização da Líbia e do Norte da África.
Segundo relatos, a premiê italiana declarou apoio aos esforços da Organização das Nações Unidas para revitalizar o processo político que pode levar a eleições presidenciais e parlamentares na Líbia até o final deste ano.
Além disso, Meloni expressou preocupação pela situação de desestabilização da Líbia e dos países fronteiriços, principalmente o conflito no Sudão.
O encontro ocorre um dia após Haftar debater a questão migratória, entre outras coisas, com o ministro das Relações Exteriores da Itália, Antonio Tajani. Hoje, inclusive, ele participou de uma reunião com os ministros da Defesa, Guido Crosetto, e do Interior, Matteo Piantedosi.
A viagem de Haftar ocorre no momento em que a Itália continua a lidar com um número crescente de migrantes e refugiados que chegam pelo mar do norte da África. Em 28 de janeiro, Meloni já havia visitado Trípoli e se encontrado com o primeiro-ministro do governo de Unidade Nacional da Líbia, Abdelhamid Dbeibah, para dialogar sobre a nova crise migratória.
TODOS OS DIREITOS RESERVADOS © Copyright ANSA