(ANSA) - Pelo segundo ano consecutivo, Trento ficou na liderança em um ranking que avalia a quantidade e o interesse dos cidadãos em doação de órgãos e tecidos entre as grandes cidades italianas.
O relatório do Centro Nacional de Transplantes ainda colocou Geraci Siculo, na Sicília, como destaque entre os municípios pequenos. Já Corato (Puglia) liderou a lista das cidades de tamanho médio.
Entre os 44 municípios italianos que possuem mais de 100 mil habitantes e foram avaliados pelo Gift Index, Trento teve um índice de doação de 69,76/100. Sassari e Livorno ficaram atrás na classificação, com 67,69.
Corato, que registrou uma média de 77,65, fechou o ranking na frente de Nuoro, que havia ficado na liderança da edição passada do estudo. Geraci Siculo, contudo, conseguiu um índice de 94,58.
Ao longo de 2022, a Itália registrou pelo menos 2,8 milhões de novas declarações de interesse de doação. As maiores porcentagens de consentimento foram registradas entre as mulheres, que foram 71,3% contra 66,2%.
Já sobre a idade das pessoas que participaram do estudo, a oposição à doação é ligeiramente maior entre os jovens de 18 a 25 anos.
TODOS OS DIREITOS RESERVADOS © Copyright ANSA