O presidente da Itália, Sergio Mattarella, alertou nesta segunda-feira (16) para o ressurgimento dos "sectarismos nacionalistas e étnicos" no mundo, em evento em Roma que reuniu embaixadores do país no exterior.
"Estamos diante do paradoxo de uma sociedade global cada vez mais interconectada e interdependente, que atravessa uma fase na qual as sereias do sectarismo nacionalista, étnico e até mesmo arbitrariamente religioso aparecem novamente", disse o chefe de Estado em discurso na Farnesina, sede do Ministério das Relações Exteriores italiano.
"Divisões e fraturas se multiplicam", acrescentou, antes de destacar o "crescente impacto das relações internacionais" na vida das pessoas.
"Globalização e digitalização tornaram o mundo muito mais interconectado, beneficiando o conhecimento recíproco. Ao mesmo tempo, emergiu novamente a tentativa de alguns governos de influenciar negativamente nas relações entre cidadãos de vários países por meio de instrumentos de manipulação de informações", afirmou.
Durante o discurso, Mattarella ainda reiterou o apoio da Itália à "solução dos dois Estados" para resolver o conflito entre Israel e Palestina, bem como à Ucrânia na guerra contra a Rússia. "Buscar o objetivo do Estado palestino significa oferecer ao povo da Cisjordânia e de Gaza uma convincente perspectiva de esperança sobre o próprio futuro, condição inegociável também para uma sólida garantia de segurança para Israel", salientou.
TODOS OS DIREITOS RESERVADOS © Copyright ANSA