(ANSA) - O Brasil e Itália celebram nesta quarta-feira (21) o 150º aniversário da imigração italiana, data que remete ao desembarque, em Vitória (ES), no dia 21 de fevereiro de 1874, de 380 pessoas que partiram de Gênova a bordo do vapor "Sofia".
A data também foi estabelecida pelo Congresso como Dia Nacional do Imigrante Italiano. Com o intuito de salientar a forte proximidade entre os dois países e a significativa contribuição que a comunidade italiana ofereceu para a formação da sociedade brasileira moderna, a rede diplomático-consular da Itália no Brasil realizará diversos eventos temáticos ao longo de todo o ano.
O embaixador Alessandro Cortese, na presença do vice-ministro de Relações Exteriores e Cooperação Internacional Edmondo Cirielli, abrirá as celebrações no "Palazzo Italia", no Rio de Janeiro.
Durante a cerimônia, será apresentado o logotipo oficial do 150º Aniversário da Imigração Italiana e será inaugurado o "Polo Cultural ItaliaNoRio - Arte, Design, Inovação e Gastronomia".
Com a ocasião, será inaugurada também a exposição fotográfica "Da Arquitetura - a influência italiana na formação da paisagem carioca", organizada pelo Instituto Italiano de Cultura do Rio de Janeiro e que permanecerá aberta até 26 de abril. (ANSA)
TODOS OS DIREITOS RESERVADOS © Copyright ANSA