(ANSA) - As comissões da Câmara Municipal de Roma deram parecer favorável à concessão de cidadania honorária ativista australiano Julian Assange.
“Agora levaremos rapidamente a proposta ao plenário para a votação final. A esse respeito, agradecemos à maioria e aos outros partidos políticos que subscreveram a proposta e estão travando essa batalha conosco”, disseram, em comunicaod, a ex-prefeita de Roma do partido antissistema Movimento 5 Estrelas (M5S) Virginia Raggi.
“A história de Assange diz respeito a todos nós, porque como homem, jornalista e defensor da liberdade de expressão, ele não está apenas lutando pelo que acredita, mas, acima de tudo, pela defesa de um valor fundamental de um estado de direito e de um sistema democrático”, disse.
“Uma batalha pela liberdade de expressão e palavra protegida, lembremos, também pela nossa Constituição, que cada um de nós que teve a sorte de nascer em um país democrático deveria sempre defender: cabe a nós, de fato, defender sempre esse valor, e o exemplo luminoso de Assange está lá para nos lembrar disso”, concluiu.
Fundador do WikiLeaks, Julian Assange pode ser extraditado para os Estados Unidos. Ele já foi homenageado com cidadania honorária em outros locais da Itália: Nápoles e Campobasso.
TODOS OS DIREITOS RESERVADOS © Copyright ANSA