(ANSA) - O presidente da Itália, Sergio Mattarella, defendeu nesta sexta-feira (15) uma reforma na Organização das Nações Unidas (ONU).
"Da ONU à Organização Mundial do Comércio, da Organização Mundial da Saúde ao regime de controle dos armamentos nucleares, essas e outras instituições precisam ser atualizadas e reforçadas. Todos pagamos um preço por suas carências", disse ele, em discurso ao corpo diplomático credenciado na Itália.
Ele também defendeu uma reforma na União Europeia: "Além de ampliar o número de seus membros, a UE deverá atuar sobre o complexo de reformas institucionais necessárias para torná-la capaz de enfrentar, com eficácia e tempestividade, os desafios do nosso tempo".
"Assim, oferecendo o exemplo de uma comunidade que, através do diálogo e da negociação, contribui de maneira ainda mais relevante para a causa da paz e da colaboração internacional", acrescentou o chefe de Estado.
Ele afirmou, porém, que a ampliação do bloco tem um grande valor político: "Significa inclusão, aceitação das diferenças, solidariedade".
TODOS OS DIREITOS RESERVADOS © Copyright ANSA