(ANSA) - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou ter mantido uma "boa conversa" com seu homólogo ucraniano, Volodymyr Zelensky, à margem da Assembleia Geral da ONU.
"Hoje me reuni em Nova York com o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky. Tivemos uma boa conversa sobre a importância dos caminhos para a construção da paz e de mantermos sempre o diálogo aberto entre nossos países", escreveu Lula nas redes sociais.
Junto ao texto, o líder brasileiro publicou uma foto em que aperta a mão do presidente ucraniano. Já Zelensky disse ter tido um "importante encontro" com seu homólogo.
"Após nossa conversa construtiva e honesta, instruímos nossas equipes diplomáticas a trabalhar nos próximos passos de nossas relações bilaterais e esforços de paz", afirmou o ucraniano.
Lula esteve acompanhado pelo chanceler Mauro Vieira e pelo ministro da Secretaria de Comunicação Social, Paulo Pimenta, em sua primeira reunião presencial com Zelensky, com que já tinha mantido uma conversa por teleconferência.
"Os presidentes instruíram seus ministros a continuar em contato para desenvolver as relações bilaterais e discutir sobre possibilidades de paz", declarou Vieira a jornalistas em Nova York.
O assessor especial para assuntos internacionais, Celso Amorim, seguirá representando o Brasil nas reuniões do processo de Copenhague, em que Kiev tenta promover seu plano de paz em 10 pontos. "Foi um encontro muito natural, muito aberto, de troca de informações, num clima muito distendido e de cooperação", acrescentou o chanceler. (ANSA)
TODOS OS DIREITOS RESERVADOS © Copyright ANSA