(ANSA) - O primeiro-ministro da China, Li Qiang, afirmou neste sábado (9) que uma relação saudável e estável entre Pequim e a Itália "está em linha com os interesses comuns de ambos os países".
A declaração de Li foi dita para sua homóloga italiana, Giorgia Meloni, durante um encontro em Nova Délhi, na Índia, segundo o embaixador chinês em Roma, Jia Guide.
"Li disse que uma relação saudável e estável entre China e Itália está em linha com os interesses comuns de ambos os países e é necessária para o melhor desenvolvimento dos dois", relatou Jia.
O premiê chinês ainda teria afirmado que espera que a Itália "proporcione um ambiente empreendedor justo e não discriminatório para as empresas chinesas investirem e se desenvolverem" no país europeu.
Já segundo a imprensa chinesa, Pequim se mostrou pronta para fortalecer a comunicação e a coordenação com a Itália dentro do G20 "para salvaguardar conjuntamente a segurança e a estabilidade das cadeias industriais e de abastecimento globais".
Além da reunião com Li, Meloni teve uma cúpula com seu homólogo indiano, Narendra Modi. Na ocasião, a chefe de governo comentou os "principais temas da futura presidência italiana do G7, incluindo a necessidade de dedicar atenção crescente à regulação internacional da inteligência artificial".
"Os dois chefes de governo discutiram a colaboração em setores estratégicos , incluindo a transição energética, a digitalização, o espaço e a defesa", informou o Palazzo Chigi.
TODOS OS DIREITOS RESERVADOS © Copyright ANSA