(ANSA) - A premiê da Itália, Giorgia Meloni, chegou a Hiroshima para a cúpula de líderes do G7 e já teve um encontro bilateral com o primeiro-ministro do Japão, Fumio Kishida.
A reunião do grupo de sete potências acontece oficialmente entre 19 e 21 de maio e terá o presidente Luiz Inácio Lula da Silva entre os convidados.
"Como a Itália será a próxima presidente do G7, é ainda mais fundamental que nossa cooperação seja muito estreita. Somos duas potências regionais com papéis de responsabilidade junto aos líderes do G7, então é fundamental que trabalhemos juntos pela segurança", disse Meloni.
O encontro bilateral dá sequência a uma visita de Kishida a Roma em janeiro, quando os dois países decidiram ampliar sua parceria estratégica, o que levou a acordos de cooperação nos campos científico, tecnológico e de cinema.
"É minha firme intenção trabalhar em estreita colaboração com a Itália para o G7 do ano que vem", ressaltou o premiê japonês, que expressou condolências pelas vítimas das chuvas e inundações na Emilia-Romagna, onde nove mortes já foram confirmadas.
A cúpula de líderes se concentrará sobretudo nos efeitos da invasão da Rússia à Ucrânia, mas também abordará questões econômicas e as relações com a China. Não está descartada uma participação do presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, na reunião. (ANSA)
TODOS OS DIREITOS RESERVADOS © Copyright ANSA