(ANSA) - O ministro das Relações Exteriores da Itália, Antonio Tajani, reuniu-se nesta segunda-feira (8), em Roma, com uma série de embaixadores de países africanos.
"A África é uma região de importância prioritária para a nossa política externa e para a qual queremos continuar a nos empenhar para realizar uma parceria sempre mais sólida, pressuposto fundamental para enfrentar juntos os múltiplos desafios globais que indissoluvelmente as duas margens do Mediterrâneo", disse o chanceler.
Na abertura do encontro, Tajani ainda confirmou que será realizada em Roma a quarta edição da Conferência Itália-África, um foro de diálogo político de alto nível e que também busca promover as relações entre as nações.
Para o ministro, essa edição será a oportunidade para apresentar o chamado "Plano Mattei", anunciado desde o ano passado pelo governo italiano e que quer ser "um novo conceito de parceria baseada no compartilhamento" e "um modelo virtuoso para promover o crescimento recíproco através da promoção de uma colaboração em todos os níveis de acordo com o Global Gateway europeu para a África".
O ministro ainda ressaltou em seu discurso que o governo italiano quer "continuar a trabalhar" para reforçar as relações econômico-comerciais com "particular atenção para a criação de empregos e desenvolvimento de capacidade empresariais e tecnológicas", além de investimento em educação e em formação profissional com foco na juventude.
Com isso, a Itália quer ajudar a "tirá-los do destino da migração ilegal, ou pior, dos riscos do terrorismo ou da criminalidade".
Tajani ainda falou da candidatura de Roma para sediar a Expo 2030, que terá como tema "Pessoas e territórios: regeneração, inclusão e inovação", e disse que essa escolha também "respeita o compartilhamento dos princípios e valores fundadores que inspiram as relações entre Itália e África: solidariedade e inclusão da nossa parceria, mas também inovação, sustentabilidade e compartilhamento para enfrentar desafios globais".
TODOS OS DIREITOS RESERVADOS © Copyright ANSA