(ANSA) - O subsecretário das Relações Exteriores da Itália, Giorgio Silli, afirmou que seu país "voltou" durante uma visita a Buenos Aires, na Argentina, nesta quarta-feira (19).
"Se você tem delegação para italianos no exterior, vir para a Argentina é um dever. O ministro [Antonio] Tajani tem entre as suas prioridades o reforço das relações com a América Latina, da qual a Itália se distraiu nos últimos anos e as relações esfriaram um pouco", disse à ANSA em sua terceira missão na região desde o início do mandato.
"Vir à Argentina é um dever que se transformou em um prazer ao tocar com as mãos todas as realidades que representam a comunidade italiana neste país, com numerosas estruturas e infraestruturas de excelência, como o hospital italiano ou a escola Cristoforo Colombo. Realidade que merece ser mais conhecida na Itália", evidencia Silli.
"Nesse país, nós temos um corpo diplomático de altíssimo nível, mas nas últimas décadas faltou um impulso político. Nós demos como garantidas as relações com a Argentina e com outros países da América Latina por muito tempo. E é por isso que não devemos nos surpreender se precisarmos lutar em partidas importantes. Há a necessidade absoluta de estreitar as relações políticas, de tapar o fosso que se criou, e essa minha viagem é o primeiro símbolo disso", finalizou.
TODOS OS DIREITOS RESERVADOS © Copyright ANSA