(ANSA) - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva conversou por vídeo, nesta quinta-feira (2), com seu homólogo ucraniano, Volodymyr Zelensky, para reafirmar seu compromisso de buscar a paz no conflito deflagrado pela Rússia desde 24 de fevereiro de 2022.
Em uma publicação no Twitter, o petista disse que ressaltou seu desejo de liderar a proposta de um grupo de países neutros intermediarem o diálogo pela paz.
"Tive uma reunião por vídeo agora com o presidente da Ucrânia. Reafirmei o desejo do Brasil de conversar com outros países e participar de qualquer iniciativa em torno da construção da paz e do diálogo", escreveu o petista no Twitter, ressaltando que "a guerra não pode interessar a ninguém".
Esta é a primeira conversa entre os dois líderes e ocorre após Lula divulgar sua intenção de criar um grupo de nações, incluindo a China, em prol do diálogo e da paz na Ucrânia.
Na semana passada, inclusive, o vice-ministro das Relações Exteriores da Rússia, Mikhail Galuzin, disse que o regime de Vladimir Putin está analisando o plano do petista, que acredita que a guerra foi um "erro crasso", para cessar o conflito.
TODOS OS DIREITOS RESERVADOS © Copyright ANSA