(ANSA) - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva recebeu nesta quarta-feira (8), em Brasília, com a chanceler da França, Catherine Colonna, para relançar as relações bilaterais após reassumir o poder.
"Reforçamos os laços e a parceria entre Brasil e França na cultura, relações econômicas e defesa", escreveu o petista no Twitter, ressaltando que reforçou seu convite ao presidente Emmanuel Macron para visitar o Brasil".
Na publicação, Lula disse ainda que recebeu um convite para retornar ao território francês.
Mais cedo, Colonna já havia encontrado seu homólogo brasileiro, Mauro Vieira, para "estreitar os laços" sobre temas comuns, como a "defesa do multilateralismo e da democracia, a agressão da Ucrânia pela Rússia, a proteção do meio ambiente e a cooperação transfronteiriça".
Já Vieira explicou a visita da francesa representa a retomada e a revitalização das relações entre Brasil e França, lembrando que os dois debateram o aquecimento global, o acordo de livre comércio entre Mercosul e União Europeia, entre outros assuntos.
Em entrevista coletiva, a ministra francesa revelou que Macron participará da reunião de cúpula dos países amazônicos, que ocorrerá no Brasil neste semestre, e terá uma reunião bilateral com Lula.
"O presidente Macron está muito feliz em vir ao Brasil. Agora a questão é procurar a melhor data", disse ela.
TODOS OS DIREITOS RESERVADOS © Copyright ANSA