(ANSA) - O ministro da Justiça, Flávio Dino (PSB), autorizou o uso da Força Nacional para proteger a ordem pública em Brasília contra eventuais atos antidemocráticos promovidos por manifestantes bolsonaristas.
De acordo com a portaria assinada por Dino no último sábado (7), a Força Nacional poderá atuar entre a rodoviária da capital federal e a Praça dos Três Poderes, bem como nos arredores de bens da União, até o dia 9 de janeiro.
"Além de todas as forças federais disponíveis em Brasília, e da atuação constitucional do Governo do Distrito Federal, teremos nos próximos dias o auxílio da Força Nacional. Assinei agora Portaria autorizando a atuação, em face de ameaças veiculadas contra a democracia", disse o ministro no Twitter.
"Espero que não ocorram atos violentos e que a polícia não precise atuar. 'Tomada do Poder' pode ocorrer só em 2026, em nova eleição", afirmou Dino em outra mensagem.
Na diplomação de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) como vencedor das eleições presidenciais, em 12 de dezembro, bolsonaristas já queimaram carros e tentaram invadir a sede da Polícia Federal em Brasília.
Na véspera de Natal, outro apoiador de Jair Bolsonaro foi preso sob a acusação de planejar um atentado terrorista com um caminhão-tanque no aeroporto da capital federal.
Manifestantes de extrema direita prometem um novo protesto para esta segunda-feira (9). (ANSA)
TODOS OS DIREITOS RESERVADOS © Copyright ANSA