Pesquisa Quaest divulgada nesta quarta-feira (19) aponta que o presidente Jair Bolsonaro (PL) conseguiu reduzir a vantagem do ex-mandatário Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na corrida pelo Palácio do Planalto.
Segundo o levantamento encomendado pela corretora Genial, Lula tem 47% das intenções de voto, dois pontos a menos que na última pesquisa, enquanto Bolsonaro aparece com 42%, oscilação de um ponto para cima.
As duas movimentações estão dentro da margem de erro, mas fizeram a diferença entre os dois cair de oito para cinco pontos em uma semana, faltando 11 dias para o segundo turno. Votos brancos e nulos somam 6%, enquanto os indecisos são 5%.
A Quaest também calculou as intenções de voto pela metodologia "likely voter", ou seja, com resultados ponderados a partir dos eleitores com maior probabilidade de ir às urnas.
Nesse modelo, Lula tem 52,8% (-0,2 ponto) dos votos válidos, contra 47,2% (+0,2) de Bolsonaro. Essa metodologia, segundo a Quaest, busca "minimizar os efeitos que a abstenção não-aleatória tem causado na capacidade de os institutos de pesquisa estimarem votos nas urnas". (ANSA)
TODOS OS DIREITOS RESERVADOS © Copyright ANSA