Pesquisa Datafolha divulgada na última quinta-feira (1º) mostra que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) oscilou negativamente de 47% para 45%, dentro da margem de erro, enquanto o candidato à reeleição Jair Bolsonaro (PL) se manteve com 32%.
O levantamento indica pouca alteração no cenário para as eleições de outubro, apesar das entrevistas dos presidenciáveis no Jornal Nacional, do debate do último domingo (28) e do início do horário eleitoral de rádio e TV.
Segundo a pesquisa, Ciro Gomes (PDT) oscilou positivamente de 7% para 9%, enquanto Simone Tebet (MDB) cresceu de 2% para 5%, fora da margem de erro. Soraya Thronicke (UB), Pablo Marçal (Pros) e Felipe d'Avila (Novo) aparecem com 1% cada.
Já Vera (PSTU), Sofia Manzano (PCB), Eymael (DC), Léo Péricles (UP) e Roberto Jefferson (PTB), que teve a candidatura indeferida pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), não pontuaram. 4% disseram que votam nulo ou em branco, enquanto 2% não sabem.
A sondagem ainda mostra que Lula viu seus votos válidos (descartando nulos e brancos) caírem de 51% para 48%, o que diminui a possibilidade de vitória em primeiro turno.
Em um eventual segundo turno, o petista teria 53% dos votos, um ponto a menos que na pesquisa anterior, enquanto Bolsonaro oscilou de 37% para 38%. A distância entre os dois vem se reduzindo paulatinamente desde maio, embora sempre dentro da margem de erro de dois pontos para mais ou menos.
A pesquisa ouviu 5.734 eleitores de 285 municípios entre os dias 30 de agosto e 1º de setembro. (ANSA)
TODOS OS DIREITOS RESERVADOS © Copyright ANSA