A primeira-ministra da Itália, Giorgia Meloni, se reuniu nesta quinta-feira (10) em Roma com o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, e destacou que seguirá oferecendo apoio militar e energético para Kiev.
"O objetivo do nosso apoio é colocar a Ucrânia em condições de poder construir uma mesa de paz, mas uma paz que não pode significar rendição, como muitos covardes sugerem. Para isso, pressupõe apoio militar e energético", analisou a chefe de governo.
Meloni destacou que está analisando com Zelensky formas de apoiar a indústria de defesa ucraniana "para tornar os esforços cada vez mais sustentáveis no futuro".
"Concordamos sobre a importância de envolver atores internacionais que possam convencer Moscou a se sentar na mesa e negociar de forma credível. Enquanto isso, devemos continuar a reagir firmemente no apoio direto e indireto ao esforço de guerra russo", analisou.
A premiê também anunciou que a conferência de reconstrução da Ucrânia ocorrerá entre os dias 10 e 11 de julho de 2025 em Roma.
Por fim, ela mencionou que Kiev segue "resistindo heroicamente" no conflito contra a Rússia.
"Estamos trabalhando para alcançar a paz o mais rápido possível e quero agradecer a Meloni pela conferência de paz que será na Itália e pela troca de pontos de vista que tivemos hoje.
Também discutimos a preparação de um novo pacote de defesa", disse Zelensky.
TODOS OS DIREITOS RESERVADOS © Copyright ANSA