O governo dos Estados Unidos pediu à Itália o envio de agentes da Arma dos Carabineiros, a polícia militar do país, para a Faixa de Gaza, que há um ano é palco de um conflito entre Israel e o grupo fundamentalista Hamas com cerca de 42 mil mortos.
A solicitação foi feita pelo secretário de Estado dos EUA, Antony Blinken, e revelada pelo ministro italiano da Defesa, Guido Crosetto, nesta sexta-feira (4).
"Nos momentos de dificuldade e nos piores lugares, como agora em Gaza, é pedida a ajuda de 200 carabineiros italianos. Foi solicitada uma abordagem italiana porque provavelmente nosso modo de realizar missões internacionais nos tornou confiáveis e capazes de estabelecer pontes, mesmo entre margens que não se comunicam", disse Crosetto em discurso durante uma cerimônia militar no Aeroporto de Ciampino, em Roma.
Em seguida, o ministro explicou que o pedido "foi feito diretamente por Blinken". "Enquanto isso, devemos verificar as condições de segurança, a viabilidade e todo o resto. Depois decidiremos", afirmou. Crosetto, no entanto, não explicou qual seria o escopo da missão.
Há dois dias, em audiência no Parlamento, ele havia relatado uma solicitação dos EUA para a Itália enviar 200 policiais para treinar forças palestinas em Jericó, na Cisjordânia.
TODOS OS DIREITOS RESERVADOS © Copyright ANSA