Os Estados Unidos podem apresentar uma proposta definitiva para um acordo pela libertação de reféns israelenses sequestrados pelo Hamas e um cessar-fogo na Faixa de Gaza até o final da semana.
"Não vamos desistir, vamos continuar pressionando", respondeu à imprensa nesta segunda-feira (2) o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, sobre o recado dado aos familiares de prisioneiros com cidadania americana raptados pelo Hamas.
De acordo com o portal Axios, no último domingo (1º), o conselheiro de Segurança Nacional do país, Jake Sullivan, disse que o acordo está em avaliação por Biden. A mesma informação foi confirmada pelo enviado americano na região, Brett McGurk.
No entanto, tanto Sullivan quanto McGurk acrescentaram às famílias que não sabem se a proposta estará pronta nos próximos dias, apesar de haver chances. Ambos esperam que a iniciativa possa se concretizar em até duas semanas. Assim que for apresentada pelos Estados Unidos, Israel e Hamas terão uma semana para responder.
Eles ainda afirmaram que o novo texto inclui propostas sobre o Corredor Filadélfia, uma zona tampão desmilitarizada entre o Egito e Gaza, que poderiam ser aceitas pelos egípcios e pelo Hamas. Os dois são contra a permanência de tropas israelenses nessa zona.
TODOS OS DIREITOS RESERVADOS © Copyright ANSA