A primeira-ministra da Itália, Giorgia Meloni, se reuniu com o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, à margem da cúpula da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) em Washington, nos Estados Unidos.
Segundo comunicado do governo italiano, os dois líderes conversaram sobre o "andamento do conflito em curso, a partir das graves consequências do bombardeio russo a um hospital pediátrico em Kiev", na última segunda-feira (8), bem como a futura conferência para a reconstrução da Ucrânia, que será sediada na Itália em junho de 2025.
Além disso, de acordo com Zelensky, a reunião serviu para discutir as "principais exigências" de Kiev às potências ocidentais, "sobretudo na defesa aérea". "Agradeço pelo fato de a capacidade de defesa e a reconstrução da Ucrânia estarem entre as prioridades da presidência italiana no G7 neste ano", salientou o presidente.
A cúpula da Otan terminou com a promessa de mais 40 bilhões de euros (R$ 237 bilhões) em ajuda militar à Ucrânia no ano que vem e com o anúncio do envio de caças F-16 dos Estados-membros para fortalecer as defesas aéreas do país.
A aliança também afirmou que a adesão da Ucrânia, um dos estopins para a invasão russa, é um caminho "irreversível", mas ainda sem data definida. (ANSA)
TODOS OS DIREITOS RESERVADOS © Copyright ANSA