O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou nesta terça-feira (8) que a rede social X (antigo Twitter), de propriedade do bilionário Elon Musk, volte a funcionar no Brasil.
O retorno da plataforma, que está bloqueada no país desde 30 de agosto, não é imediato, pois a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) ainda precisa notificar as operadoras de internet.
A medida de Moraes ocorreu pouco tempo depois de a empresa ter feito um pagamento de R$ 28,6 milhões em multas por desrespeitar decisões judiciais e cumprir corretamente as ordens do magistrado.
"Decreto o término da suspensão e autorizo o imediato retorno das atividades do X Brasil em território nacional e determino à Anatel que adote as providências necessárias para efetivação da medida, comunicando-se esta Suprema Corte, no prazo de 24 horas", escreveu Moraes.
A rede social pagou a multa no fim da semana passada, mas transferiu a quantia para uma conta errada, o que impossibilitou seu desbloqueio.
A volta do X colocou um ponto final, ao menos temporário, na longa batalha entre Musk e a corte brasileira, incluindo Moraes, alvo de vários ataques do magnata sul-africano nas últimas semanas.
TODOS OS DIREITOS RESERVADOS © Copyright ANSA