Morreu no último domingo (6), aos 73 anos de idade, o ex-jogador Johan Neeskens, um dos símbolos do "futebol total" da seleção da Holanda na década de 1970 ao lado de Johan Cruyff (1947-2016).
O anúncio foi feito pela federação de futebol do país, que não divulgou a causa do falecimento. "Estamos profundamente tristes com a morte repentina de Johan Neeskens, um dos nossos maiores ícones. Descanse em paz, Johan", disse a instituição.
Nascido em Amsterdã, Neeskens começou a carreira no pequeno RCH, no fim dos anos 1960, mas em 1970 se transferiu para o Ajax de Rinus Michels (1928-2005), o artífice do "futebol total", um estilo de jogo ultraofensivo e sem posições fixas que revolucionaria o esporte mais amado do mundo.
Neeskens defendeu o Ajax até 1974, quando seguiu os passos de Cruyff no Barcelona. Além disso, jogou pelo New York Cosmos durante cinco anos e foi um dos pilares da seleção de seu país entre 1970 e 1981, período em que a "Laranja Mecânica", também chamada de "Carrossel Holandês", foi vice-campeã mundial nas Copas de 1974 e 1978.
Com o Ajax, o ex-meio-campista colecionou três Copas Europeias (precursora da Liga dos Campeões), dois Campeonatos Holandeses, duas Copas da Holanda, uma Taça Intercontinental e duas Supercopas Europeias.
Já pelo Barcelona, faturou uma Copa do Rei e uma Copa dos Campeões de Copas Europeias. Além disso, foi campeão duas vezes da liga norte-americana pelo Cosmos.
TODOS OS DIREITOS RESERVADOS © Copyright ANSA