Em sua quinta participação em Olimpíadas, o tenista sérvio Novak Djokovic derrotou o espanhol Carlos Alcaraz neste domingo (4), por 2 sets a 0, e conquistou o tão sonhado ouro olímpico nos Jogos de Paris de 2024.
Em um duelo de gigantes na Arena Philippe Chatrier, com duração de duas horas e 50 minutos, Djokovic alcançou o Golden Slam na carreira com parciais de 7/6(3) e 7/6(2).
Com a conquista em Paris, o sérvio entra para o seleto clube de tenistas que conquistaram os quatro Grand Slams (Australian Open, Roland Garros, Wimbledon e US Open) e a medalha de ouro olímpica em simples na carreira. Além do sérvio, apenas o norte-americano Andre Agassi e o espanhol Rafael Nadal conseguiram o feito entre os homens.
Ao longo de sua carreira, Djokovic, de 37 anos, totaliza 24 títulos de Grand Slam, sete ATP Finals e uma Copa Davis. Ele se tornou o tenista mais velhos a conquistar o ouro olímpico desde o retorno da modalidade nos Jogos de Seul, em 1988.
“Dei o coração e a alma por este ouro, o meu primeiro aos 37 anos”, declarou ele, após vencer o jogo.
Já Alcaraz, que lamentou a derrota, ficou com medalha de prata, enquanto o italiano Lorenzo Musetti conquistou o bronze ao derrotar o canadense Felix Auger-Aliassime e quebrar um jejum centenário, tornando-se o primeiro italiano medalhista em 100 anos, depois de Uberto De Morpurgo nas Olimpíadas também de Paris, em 1924. (ANSA)
TODOS OS DIREITOS RESERVADOS © Copyright ANSA