O presidente da Itália, Sergio Mattarella, chegou nesta quinta-feira (25) na Vila Olímpica de Paris, na França, e até cantou o hino nacional ao lado dos atletas do país.
Antes de desembarcar na capital francesa, o mandatário se encontrou no Aeroporto de Ciampino, em Roma, com o embaixador francês na Itália, Martin Briens, e o saltador Gianmarco Tamberi, um dos porta-bandeiras da nação na cerimônia de abertura das Olimpíadas.
"O voo mais emocionante da minha vida. Obrigado pela carona, presidente. Eu diria que esta aventura olímpica não poderia ter começado melhor", escreveu o medalhista de ouro, que viajou ao lado de Mattarella.
Em Paris, o presidente, que estava visivelmente entusiasmado e feliz, discursou na Vila dos Atletas para os membros da delegação da Azzurra.
"Vocês possuem o carinho de toda a Itália, mas é um carinho sincero que não deve ser interpretado como uma pressão. Há pouco cantamos o hino e será muito bom ouvi-lo muitas vezes graças a vocês. As medalhas que chegarem serão bem-vindas, mas o senso do esporte é o mais importante", declarou.
Em meio ao clima descontraído do bate papo com os atletas, Mattarella, de 83 anos, brincou que se sente "vagamente fora de idade", o que arrancou risadas e aplausos dos presentes.
A delegação italiana, representada por Tamberi e Arianna Errigo, deu ao presidente um moletom da Azzurra.
Mattarella também participará hoje em Paris de um jantar de gala organizado pelo seu homólogo francês, Emmanuel Macron, que reunirá cerca de 500 convidados, sendo 80 chefes de Estado e de governo, dirigentes de organizações internacionais e de entidades esportivas.
TODOS OS DIREITOS RESERVADOS © Copyright ANSA