(ANSA) - A Itália escolheu o local em Paris onde o barão Pierre de Coubertin celebrou a aceitação de sua proposta para criar os Jogos Olímpicos modernos, o edifício Pré Catelan, como base de sua delegação nas Olimpíadas de 2024, que acontecerão na capital francesa.
O anúncio foi feito neste sábado (13) pelo Comitê Olímpico Nacional Italiano (Coni), durante uma cerimônia na embaixada do país em Paris.
"Em homenagem ao espírito de Coubertin, que guiou nossa escolha, seremos um ponto de referência para o mundo", declarou o presidente da entidade, Giovanni Malagò.
A Casa Itália costuma ser um local de encontro de atletas, dirigentes e patrocinadores da delegação azzurra nas Olimpíadas, além de palco de celebrações de medalhas - foram 40 nos Jogos de Tóquio, sendo 10 de euro, 10 de prata e 20 de bronze.
O Pré Catelan fica no Bois de Boulogne, maior parque de Paris e a apenas 10 minutos da avenida Champs-Élysées. "É o melhor lugar, inclusive do ponto de vista simbólico. Agimos rapidamente e agora temos tempo de preparar uma estrutura magnífica", disse Malagò.
Inaugurado em 1856, o palácio entrou na história do esporte em 23 de junho de 1894, quando um suntuoso banquete celebrou o nascimento do Comitê Olímpico Internacional (COI), após o barão Pierre de Coubertin ter apresentado seu plano de recriar os antigos Jogos Olímpicos.
O projeto da Casa Itália em Paris se chamará "Ensemble" ("Juntos" em francês) para destacar o sentido de comunidade. "O esporte significa reunir todos os países", disse o presidente do Coni. (ANSA)
TODOS OS DIREITOS RESERVADOS © Copyright ANSA