(ANSA) - A Inter de Milão deu um show na tarde desta quarta-feira (10), no estádio Giuseppe Meazza, e bateu o Milan por 2 a 0 na partida de ida da semifinal da Liga dos Campeões.
O confronto marcou o encontro dos rivais italianos na competição depois de quase 20 anos.
Com um estádio lotado, os nerazzurri foram avassaladores no primeiro tempo e abriram o placar aos sete minutos do primeiro tempo, com um golaço de Dzeko. Çalhanoglu cobrou um escanteio e a bola foi até o camisa 9, que venceu a disputa com Calabria e finalizou de esquerda, chutando quase no ângulo.
Apenas três minutos depois, o time do técnico Simone Inzaghi ampliou com Mkhitaryan durante um contra-ataque pela esquerda. Dimarco deu um excelente passe, Lautaro Martínez deixou a bola passar, e o armênio entrou com tudo na área para acertar o gol.
Na sequência, Çalhanoglu acertou um chutaço de fora da área, na trave. No rebote de Mkhitaryan, no entanto, o goleiro Maignan defendeu com as pernas.
Já Martínez driblou Tomori e foi derrubado dentro da área aos 30 minutos. O árbitro marcou pênalti, mas depois acionou o VAR e o lance foi anulado.
Até os minutos finais da etapa inicial, o Milan, que teve um desfalque de peso para a primeira partida da semifinal da Champions League - o atacante Rafael Leão sofreu uma lesão na coxa e não foi relacionado para o confronto -, ficou apático e sem levar perigo para a área liderada pelo goleiro Onana.
No segundo tempo, o Milan voltou mais ligado na partida e criou algumas chances de gol, incluindo uma aos 17 minutos, quando Tonali acertou um chute da entrada da área na trave. Apesar da tentativa, a equipe rossonero não conseguiu balançar a rede.
Com o resultado, a Inter de Milão chegará com vantagem ao jogo de volta, que também acontecerá no San Siro na próxima terça-feira (16). Desta forma, poderá empatar ou perder por um gol de diferença que se classificará para a decisão.
O vencedor do derby italiano disputará o título da competição contra quem levar a melhor na partida entre Real Madrid e Manchester City, no dia 17. A finalíssima está marcada para 10 de junho, no estádio Olímpico de Ataturk, em Istambul.
TODOS OS DIREITOS RESERVADOS © Copyright ANSA