(ANSA) - O presidente do Comitê Olímpico Internacional (COI), Thomas Bach, visitou a Itália nesta quinta-feira (20) e elogiou o projeto do país para receber as Olimpíadas de Inverno de 2026, que serão em Milão e Cortina d'Ampezzo.
O dirigente alemão comentou que ficou "impressionado" com a organização do megaevento esportivo e destacou o empenho das autoridades locais. O ex-esgrimista acrescentou que a confiança do COI vem sendo "justificada".
"O que vimos aqui é uma clara explicação do status de todos os projetos, confiamos que tudo estará em seu lugar no momento dos Jogos. A Itália e suas regiões têm grande experiência em organizar eventos esportivos de inverno de primeiro nível. Ficamos impressionados com o projeto, estamos confiantes", afirmou o alemão.
Bach ainda garantiu que o COI está ajudando os comitês financeiramente, com contribuições de centenas de milhões de euros, e contra "novos desafios", como "inflação" e "dificuldades de abastecimento".
"Estamos fazendo com o que chamamos de programa de otimização organizacional, ou seja, reduzir os custos ou os esforços logísticos, sem mexer na experiência dos atletas durante as competições. É um trabalho que vai prosseguindo dia após dia", comentou.
O ex-atleta alemão expressou seu desejo de conversar com a primeira-ministra da Itália, Giorgia Meloni, tendo a definido como uma pessoa que é uma grande apoiadora dos Jogos Olímpicos de Inverno.
As Olimpíadas ocorrerão entre os dias 6 e 22 de fevereiro de 2026, em duas sedes que ficam a 400 quilômetros de distância uma da outra.
TODOS OS DIREITOS RESERVADOS © Copyright ANSA