(ANSA) - Uruguai, Argentina, Chile e Paraguai lançaram na última terça-feira (7), em Buenos Aires, uma candidatura conjunta para receber a Copa do Mundo de 2030, ano do centenário da competição.
A cerimônia, ocorrida na sede da Associação de Futebol Argentino (AFA), teve a presença dos chefes das federações das quatro nações e do presidente da Conmebol, Alejandro Domínguez.
Los países sudamericanos Uruguay, Argentina, Paraguay y Chile, lanzaron oficialmente su candidatura conjunta para albergar la máxima cita del fútbol, en el año 2030 ????
— CONMEBOL.com (@CONMEBOL) February 7, 2023
????????????????#CreeEnGrande #Juntos2030
"A Conmebol ratifica o seu compromisso com a candidatura do Mundial 2030 para que a maior festa do futebol mundial retorne às suas origens. A América do Sul foi o berço da primeira Copa do Mundo e hoje é também o lar da última. Vamos continuar Acreditando Sempre", disse Domínguez.
O mandatário da AFA, Claudio Tapia, comentou que "a história e a paixão vão dar a possibilidade" do continente sul-americano voltar a receber a Copa.
O número de países participantes da candidatura conjunta pode aumentar em um futuro próximo, pois o presidente da Argentina, Alberto Fernández, informou que vai propor a entrada da Bolívia no grupo.
Além dos sul-americanos, uma candidatura conjunta de Espanha, Portugal e Ucrânia já foi confirmada. Os dois poderão enfrentar uma possível união de Arábia Saudita, Egito e Grécia, bem como do Marrocos, que já teve suas propostas rejeitadas pela Fifa para as edições passadas do Mundial.
A sede da Copa do Mundo de 2030 será definida no 74º Congresso da Fifa, que vai acontecer em 2024. A data da reunião ainda não foi escolhida pela entidade.
TODOS OS DIREITOS RESERVADOS © Copyright ANSA