(ANSA) - O acordo comercial entre a União Europeia e o Mercosul é uma "oportunidade única" também contra o domínio da China, afirmou nesta segunda-feira (20) o vice-presidente da Comissão, Valdis Dombrovskis, durante uma sessão do Parlamento.
"Ele poderia facilitar uma ação conjunta sobre os principais desafios globais e contribuiria para combater a crescente presença da China na região. Temos uma oportunidade única de levar finalmente adiante o acordo UE-Mercosul", disse aos eurodeputados.
Citando o encontro que ocorrerá entre ambos os lados em julho, chamando a reunião de "oportunidade perfeita", Dombrovskis afirmou que esse pode ser "o acordo mais importante não concluído da UE até hoje" com uma região em contínuo crescimento e com "valor geopolítico muito claro", além de um mercado de 260 milhões de consumidores.
Ainda para o vice-presidente da Comissão, que fez diversas visitas recentes ao continente sul-americano para debater o assunto, a liberação do acordo comercial "teria um impacto positivo na sustentabilidade" com compromissos assumidos "sobre o clima, a proteção do ambiente, contra a devastação e apoiando os direitos dos trabalhadores".
Desde o início do ano, as conversas entre os lados se intensificaram e foi determinado que grupos de trabalho seguirão uma agenda de compromissos até julho deste ano.
O acordo comercial começou a ser negociado em 1999 e foi assinado no início de 2019, mas desde então está parado esperando aprovação dos parlamentos e congressos envolvidos e enfrenta vários entraves, especialmente, em temas agrícolas e ambientais.
TODOS OS DIREITOS RESERVADOS © Copyright ANSA