(ANSA) - "C'è ancora domani", estreia de Paola Cortellesi como diretora, foi escolhido para a abertura da Festa de Cinema de Roma.
Com início nesta quarta-feira (18), essa é a 18ª edição de um festival que já mudou muitas vezes em busca de uma identidade.
Mais do que tentar desafiar gigantes como o Festival Internacional de Cinema de Veneza, o evento hoje foca em se radicar no território.
Entre os destaques da programação, há muitas músicas, documentários, séries, filmes que passaram no festival de Cannes, estreias e personagens interessantes nos encontros com o público.
O longa da abertura é uma declarada homenagem a Anna Magnani, que morreu há 50 anos e a quem o pôster da Festa do Cinema foi dedicada.
Outra homenagem, "Mi fanno male i capelli", de Roberta Torre, tributo a Monica Vitti, também é muito aguardado.
Outro destaque é "Volare", estreia na direção de Margherita Buy, comédia autoirônica sobre seu medo de avião.
"Cento Domeniche", quinto realizado por Antonio Albanese, segue a linha de contar a Itália das pessoas de bem, sempre em dificuldades em um país de paradoxos.
Outra projeção é "Nuovo Olimpo", de Ferzan Oztepek, história de amor de olhares, sexo e encontros desmarcados entre dois homens, com a cumplicidade da amiga interpretada por Luisa Ranieri, dos anos 70 até hoje.
Já "Posso entrare? Na Ode to Naples", de Trudie Styler, é totalmente focado pelo amor à cidade do Vesúvio.
A Festa de Cinema de Roma, sob a direção artística de Paola Malanga, é produzida pela Fondazione Cinema per Roma, presidida por Gian Luca Farinelli, e tem Francesca Via na direção geral.
TODOS OS DIREITOS RESERVADOS © Copyright ANSA