(ANSA) - O Instituto de Pesquisas Espaciais (Inpe) divulgou os dados parciais de alerta de desmatamento na Amazônia Legal de fevereiro e os números já mostram um recorde para o mês desde o início da série histórica, em 2015. Segundo o documento divulgado nesta sexta-feira (24), são 209km² de área destruída até o dia 17 de fevereiro.
Para efeito de comparação, o recorde para o segundo mês do ano era de 2022, quando, durante os 28 dias, foram desmatados 199km². Os números totais de fevereiro serão divulgados no próximo 3 de março.
Os alertas são produzidos pelo Sistema de Detecção de Desmatamento em Tempo Real (Deter), que inclui diariamente dados de devastação em áreas superiores a três hectares, e englobam toda a Amazônia Legal, uma região que envolve nove estados (Acre, Amapá, Amazonas, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins) e parte do Maranhão.
O relatório semanal do Inpe ainda indica que o estado que mais desmatou é o Mato Grosso, com 129km², seguido pelo Pará (34km²) e pelo Amazonas (23km²).
Os números divulgados nesta sexta-feira contrastam com os dados de janeiro, quando os alertas de desmatamento caíram 61% na comparação com o mesmo mês do ano passado (167 km²).
TODOS OS DIREITOS RESERVADOS © Copyright ANSA